Tupperware
Elas se transformaram em verdadeiros ícones de plástico. Presença infalível em cozinhas de todo o mundo, elas revolucionaram os métodos de acondicionamento e preparo dos alimentos. Encontradas em vários formatos, tamanhos e cores, as TUPPERWARE são indispensáveis em qualquer residência nos dias de hoje. Os números da TUPPERWARE traduzem o sucesso de uma empresa que apostou na qualidade e inovou os conceitos de venda direta, escrevendo uma história onde a ousadia e o pioneirismo, sinalizam o caminho de uma constante evolução.
A história
Tudo começou quando o engenheiro químico da Dupont, Earl Silas Tupper, resolveu utilizar polímeros caros em substituição ao plástico barato. Seu objetivo era encontrar uma maneira de produzir um plástico leve, flexível, inquebrável e que fosse proveitoso para o uso na cozinha. Suas experiências resultaram no plástico versátil chamado polietileno (poly-T) em 1942. Com o novo invento fundou a empresa Tupperware Plastics Company e passou a produzir os produtos TUPPERWARE, lançados no mercado americano em 1946. Os primeiros produtos introduzidos no mercado e vendidos em lojas de utensílios e grandes redes de lojas de departamento, foram o Wonderlier Bowl e a Bell Tumbler, potes que acondicionavam comida com eficiência e higiene, substituindo os tradicionais potes de vidro.
Os principais objetivos do produto eram manter os alimentos secos, com sabor e durabilidade maior dentro da geladeira. A sorte do inventor foi descobrir esse versátil plástico numa época em que as mulheres ainda não trabalhavam fora e tinham como sonho uma cozinha moderna e funcional, utilizando as TUPPERWARE para substituir embalagens abertas ou comidas expostas na geladeira, fazendo-as durar mais tempo. Apesar da funcionalidade dos produtos, durante os primeiros anos a empresa não obteve muito sucesso com as vendas.
Porém, no final da década, a empresa realizou sua grande jogada de mestre, incrementando a propaganda boca a boca e fazendo das consumidoras as únicas distribuidoras. Era o surgimento da conhecida “Festa do Tupperware” (Tupperware Home Party), em que as donas da casa, no papel de “anfitriã” da empresa, demonstravam e vendiam os produtos às amigas. A empresa ganhou impulso na década de 50, quando os soldados americanos voltaram da guerra e suas famílias passaram a fazer parte da sociedade de consumo. Depois que as mulheres puderam contar com os potes de vedação hermética, feitos de polietileno, conservar alimentos em geladeiras se tornou missão segura. Foi uma simplificação da rotina doméstica, exclusiva tarefa feminina naqueles tempos.
Na década de 60 começa o sucesso de TUPPERWARE na Europa com a primeira demonstração feita por Mila Pond na cidade de Weybridge a Inglaterra. A partir daí, a marca começou a ser vendida em 15 países europeus e no continente africano. Ainda nesta década, a empresa introduziu uma grande variedade de produtos, crescendo em velocidade espantosa. Os produtos TUPPERWARE chegaram ao Brasil em 1976. Fizeram clientela e garantiram reforços no orçamento doméstico para muitas mulheres, sendo reconhecida pela praticidade de seus produtos e pela exclusiva garantia de 10 anos contra defeitos de fabricação. Com o surgimento do forno micro-ondas, a empresa rapidamente lançou produtos específicos para este tipo de utensílio doméstico.
A década de 80 foi um período de grandes lançamentos, sempre visando facilitar a vida de quem dispunha de muito pouco tempo para se preocupar com acondicionamento e preparo de alimentos. Foi desta maneira que os produtos inventados e desenvolvidos por Earl Tupper revolucionaram os métodos de acondicionamento e preparo dos alimentos. Nos últimos anos a marca introduziu novos produtos como panelas de aço, facas e outras bugigangas utilizadas na cozinha, aumentando ainda mais sua área de alcance. Para acompanhar a mulher moderna, a TUPPERWARE resolveu sair da cozinha. Contratou uma nova executiva para criar uma linha de health products – categoria ampla que inclui de palmilhas ortopédicas e equipamentos de ginástica a suplementos alimentares. Era o começo da transformação da empresa em uma gigante no segmento vendas-diretas.
As Demonstrações
Este tipo de ação, batizado pela empresa de TUPPERWARE PARTY, foi criado em 1948 em resposta as fracas vendas dos produtos nas lojas. As principais razões das vendas baixas eram a necessidade de demonstração do produto, fazendo as consumidoras entender como eles funcionavam. Foi então que Browie Wise, uma dona-de-casa divorciada de Detroit e que viria a se tornar vice-presidente da empresa, percebeu o grande potencial do método de vendas da “Demonstração Domiciliar”. O sistema funcionava assim: mulheres atraiam amigas para um encontro caseiro, demonstravam as virtudes do produto, promoviam brincadeiras e vendiam. Na teia feminina, legiões de distribuidoras se espalharam pelo mundo.
Em 1951, este tipo de ação andava tão bem que os produtos foram retirados das lojas. Daí em diante, a TUPPERWARE protagonizou um fenômeno mundial de vendas, transformando-se em gigante do seu setor e em sinônimo de produtos plásticos de alta qualidade em muitos países. Brownie Wise, que foi demitida da empresa em 1958 por divergências comerciais, ficou milionária: foi uma das primeiras mulheres a estampar a capa da revista Business Week. Hoje em dia, os produtos da marca são vendidos através de venda direta (de porta em porta) por 2.2 milhões de vendedores autônomos e independentes. Atualmente, a cada 2.2 segundos é iniciada uma demonstração TUPPERWARE em algum canto do planeta, atingindo anualmente 97 milhões de pessoas.
A Comunicação
Em 9 de maio de 2007, a atriz Brooke Shields foi anunciada como a nova garota-propaganda da marca, estrelando a campanha “Chain of Confidence” no mercado americano. A campanha convidava as mulheres a celebrar o relacionamento entre amigas e a confidência dessas mulheres na amizade.